sábado, 20 de abril de 2013

Laranjas na Ciclovia

Na quarta-feira passada, dia 10, nós, do grupo de comunicação, saímos em busca de uma foto tema para uma reportagem. E algo que chamou minha atenção foi a frequência com que via bicicletas brancas e laranjas na ciclovia, como essas que aparecem na foto. Como uma nova iniciativa para diminuir o trânsito e a poluição, o governo na cidade de Santos implantou um sistema de bicicletas públicas que tem se mostrado eficiente!
O projeto já estava funcionando em muitas cidades no mundo, principalmente na Europa, e parece ter apresentado poucos problemas na cidade, e problemas que já estão sendo solucionados.
Funciona assim... São cobrados 10,00 pelo cadastro que é feito por telefone, após o cadastro o cidadão pode usufruir das bicicletas sempre que quiser, porém há um período máximo para "devolver" a bicicleta à outra estação em 30 minutos. Caso o tempo seja ultrapassado, é cobrado um valor de 5,00. Após a utilização por 30 minutos, é necessário esperar mais 15 minutos para utilizar a bicicleta novamente.
Ludson, entregando sua bike numa das estações da cidade
Consegui trocar algumas palavras com um pai que passeava com seu filho e com Ludson, que  concordou em sair na foto para o nosso blog. Generalizando as duas conversas que tive, nenhum dos dois apresentou problema. Ambos acharam a iniciativa muito legal e inteligente. O Ludson, inclusive, comparou o sistema de bikes com os ônibus, apontando as tarifas cada vez mais caras e a eficiência insatisfatória nos ônibus como principais motivos que impulsionam a utilização das bikes. Também foram comentados problemas que ocorreram com alguns amigos de ambos, problemas na hora de "devolver" a bicicleta, pois encontraram as estações cheias, ultrapassando a meia hora para a entrega e tiveram que pagar os 5,00. Procurei me informar melhor sobre o assunto e descobri que no caso de encontrar uma estação cheia, o usuário deve ligar à central de atendimento e não precisará pagar a taxa se exceder o tempo.
Realmente me certifiquei de que essa foi uma grande iniciativa. Eu mesmo vou testar essas bikes para comentar com mais detalhes a experiência. Ainda acho que o tempo uso poderia se estender, mas tudo tem seu tempo, ainda estamos em um processo de conhecer melhor e avaliar com um senso crítico essa inovação na cidade que, de qualquer maneira, é um grande avanço e só tem a acrescentar.
Para aqueles que procuram saber mais sobre as bikes de santos, toda a informação pode ser encontrada nesse link: http://www.mobilicidade.com.br/bikesantos.asp
Fica o agradecimento aos entrevistados e a dica aos leitores.
Bom final de semana pra todos, até a próxima!
Artur

Nenhum comentário:

Postar um comentário